top of page
  • Erika Thinen

Porque sair sozinha é tudo de bom!



Quantas vezes já ouvi a frases:

- Ah queria sair mais, mas não tenho companhia.

- Eu não vou, porque não tem ninguém para ir comigo.


Quantas oportunidades legais são perdidas por falta de alguém? Um show, uma exposição, um evento único, uma vontade repentina de comer alguma coisa, beber um vinho, dançar....

Muitas temem a solidão, outras temem o que os outros vão pensar.


Sim, o julgamento existe! Às vezes, é inevitável cruzar o olhar com alguém que está pensando, “ah coitada tá sozinha”, ou “deve ter levado um bolo”, ou “ah deve estar desesperada atrás de um homem”...

Mas o que isso tem a ver com você? O que esses julgamentos dizem sobre você? Elas vão pagar suas contas? Quem são essas pessoas na fila do pão?


O medo está muito mais na própria cabeça e no auto-julgamento. Então acompanha esses motivos que faz, sair (e também viajar) sozinha, ser tudo de bom!


Primeiro, sair sozinha é libertador! Você aprende a curtir e a ser feliz, independente do outro. Faz seus próprios planos, muda quando quiser, e faz tudo do jeito que você quer. Sendo assim desenvolve seu auto conhecimento, descobre o que mais gosta, o que não curte, seus limites...


Segundo, sair sozinha te deixa mais confiante, para fazer as coisas do jeito que quer, para ter mais autonomia na vida, para lidar com os perrengues que surgirem, e para perceber que você não precisa depender de ninguém.


Terceiro, sair sozinha te ensina a se importar menos com o julgamento alheio no geral. Você vai perceber que o julgamento das outras pessoas, tem a ver com elas, e não com você, e cada vez menos a opinião delas vai ter impacto na sua vida, você desenvolverá sua auto crítica, para saber o que é bom para você ou não.


Quarto, sair sozinha te ensina habilidades sociais. Ok, às vezes, você também quer comentar alguma coisa, trocar ideia sobre algum assunto, e não tem ninguém para te ouvir. Mas sair sozinha é uma excelente oportunidade para conhecer novas perspectivas, conhecer pessoas diferentes do que você está acostumada, conhecer histórias de vida diferentes da sua. Isso te permite sair de uma bolha, expandir conhecimento e se abrir para o novo.


As razões são muitas, saber aproveitar a própria companhia é sinônimo de maturidade, de aprendizado e de evolução pessoal. Basta querer! Só vai! Seja a sua melhor companhia!


Por Erika Thinen

Lonely Traveller

bottom of page