A Sororidade é um termo relativamente novo, ainda nem consta em alguns dicionários da língua portuguesa. Ela é a correspondente feminina da palavra Fraternidade, a prefixo “soror” se refere a Irmã.
Ela define um sentimento de união verdadeira entre as mulheres em busca de uma sociedade mais justa com equânime. Não é uma questão exclusiva do feminismo, e sim, é reconhecer que todas as mulheres enfrentam uma sociedade machista e patriarcal, e serem solidárias umas com as outras, sem rivalidade e julgamento.
A história nos mostra o quanto fomos educadas para perpetuar a rivalidade entre as mulheres. Aprendemos desde cedo que temos que ser a mais bonita, a mais educada, a mais inteligente, para conseguir sucesso e um bom homem, em detrimento do reconhecimento e admiração do trabalho de outras mulheres, criando padrões de beleza inatingíveis, e se sujeitado a uma competição pela posse do “melhor homem”.
A sororidade é importante para percebermos esses padrões e lutarmos contra esse estereótipo feminino. O respeito a todo ser humano é básico, mas o segredo da sororidade é olhar para outra mulher e ver uma parte de você refletida nela, e sentir o impulso de acolhê-la.
Isso de forma nenhuma significa que uma mulher tem que ser amiga de todas as mulheres, defendê-las a qualquer custo, e concordar com tudo, ou pior ainda, ser contra os homens. O grupo feminino é muito estratificado com histórias e realidades muito diferentes umas das outras, é normal que uma mulher não se identifique e entenda a situação de outra. O conceito central é a união pelo “SER MULHER” independente de raça, idade, classe social, posição política, orientação sexual, ou se é CIS ou Trans Gênero.
Ok! O discurso é lindo, mas sendo assim o que eu posso fazer na prática?
Não julgue e não critique outras mulheres, principalmente as que vivem uma realidade diferente da sua. Respeite as escolhas e o modo de ser de outras mulheres.
Acolha. Tenha empatia. Não desqualifique a dor de outra mulher, não tente criar soluções vazias, não palpite, só escute e esteja presente.
Valorize outra mulher! Mas seja sincera, e não bajuladora. Achou bonita, elogie-a. Ela caiu do salto, não a constranja. Ela errou, não a exponha. Se ela trabalha bem, divulgue-a. Tem potencial, ofereça uma oportunidade.
Apoie! Com certeza você tem algo para oferecer! Faça parte de redes de apoio, compartilhe seu conhecimento e experiência. Grupo de mães, empreendedoras, mercado de trabalho, carreira, como cuidar de uma casa, educação financeira, investimentos, viagens, segurança, saúde, beleza, moda, relacionamentos, amor, sexualidade... as possiblidades são infinitas.
Não seja contra os homens, mas ataque atitudes machistas e sexistas, que podem vir de homens e mulheres! Eduque suas crianças, seus alunos para incentivar as reflexões sobre os gêneros, promover a equidade, estimular a empatia e fortalecer o empoderamento feminino.
A sororidade vai mudar o mundo como o conhecemos, esse é o legado que vamos deixar para as futuras gerações!
Confira nossos próximos eventos e venha festejar com a gente!
Tire suas dúvidas sobre as festas para mulheres no nosso whatsapp
Acesse nosso canal e chat do Telegram para conteúdos exclusivos, bastidores, enquetes e promoções.
Por Erika Thinen
Sexóloga, Consultoria sexual e idealizadora da Lilith Lounge
Comments